O grande sonho da maioria dos profissionais da odontologia é o de manter sua própria clínica, consultório ou laboratório. Ser um profissional autônomo parece ser a melhor opção, não é mesmo? E é claro que essa maneira de trabalhar oferece muitas vantagens e pode mesmo ser o melhor método para que você alcance o sucesso. Mas é muito importante manter em mente os desafios que vêm juntos com essa missão.

Quando se fala de gerenciar o próprio negócio, a atenção com campos diversos de conhecimento, como administração de empresas, contabilidade, marketing e até mesmo recursos humanos deve ser muito bem definida. Sempre ouvimos falar que para se destacar no mercado é importante possuir um conhecimento específico e técnico sobre a sua área de atuação que realmente traga relevância ao seu serviço e isto é, de fato, muito importante. Mas atenção, quando a manutenção de uma empresa está em jogo, estas outras áreas devem também ser tratadas com prioridade.

Mantenha a calma! Não estamos dizendo aqui que você deve se tornar especialista em cada uma das áreas de gestão para que o seu negócio tenha boas chances de sucesso. O importante é reconhecer o valor destes ramos e contar com a ajuda de profissionais qualificados em cada um deles, para que a melhor opção seja sempre a escolhida para o bem do seu empreendimento.

Outra importante medida que deve ser tomada, principalmente no início da sua empresa, é saber separar muito bem as suas finanças pessoais com os gastos e lucros da clínica, consultório ou laboratório. A mescla entre suas contas pessoais e profissionais é apontada como uma das principais razões de falência de pequenos negócios em seus primeiros anos de atuação.

Lembre-se que nós estamos prontos para te auxiliar com mais dicas e estratégias para que o seu negócio alcance todos os seus objetivos e muito mais. Saiba mais sobre as consultorias de marketing da DMA pelo e-mail contato@dmagencia.com
DMA – Dental Marketing Agency ®