Em muitos casos, o controle periodontal tem sua real importância negligenciada, pois a odontologia estética está no foco da maioria dos procedimentos oferecidos pelos profissionais e é muito mais requisitada pelos pacientes.

Seu principal objetivo é um relacionamento saudável com o paciente

Fixar a importância da manutenção e do controle de uma boa saúde bucal fará com que ele entenda sua responsabilidade no processo. A motivação do paciente está centrada em duas bases:

  • Confiança: trabalhe a confiança do seu paciente! Ela será necessária para você poder exercer o seu trabalho.
  • Informação: forneça ao paciente todas as informações sobre o procedimento de forma simples e fácil. 

Diagnóstico e tratamento

Um dos primeiros fatores a ser analisado é a presença do biofilme dental, que, além de provocar a placa bacteriana (e até cárie), induz a periodontite, isso com seus patógenos específicos.

No caso da doença periodontal, o diagnóstico é feito após a reunião de dados obtidos durante um completo exame clínico e complementado por exames radiográficos. 

O que fazer:

Após a anamnese, exame clínico e auxílio de métodos de imagem, é determinada a origem do problema.

Por muitas vezes, o sangramento gengival pode atrapalhar a higiene bucal, devido o paciente ter a sensação de anormalidade e dor. O mais comum é o cálculo dental, que deve ser removido mecanicamente pelo procedimento de raspagem supragengival (ou subgengival), associada a uma correta adequação do meio bucal. Com isso, elimina-se os focos retentivos de placa, reduzindo o processo de inflamação.

Portanto, a necessidade da intervenção do profissional atuando mecanicamente na remoção do biofilme dental é imprescindível – deixe isso claro aos seus pacientes! Instruí-los e motivá-los para uma adequada higienização também é fundamental, a fim de que se consiga uma boa saúde gengival e suporte periodontal adequado. Dessa forma, a realização de uma sequência de procedimentos estéticos, quando necessários, será mais segura e duradoura.

Gostou do tema? Deixe sua opinião nos comentários!


Saiba mais sobre as consultorias de marketing da DMA pelo e-mail contato@dmagencia.com
DMA – Dental Marketing Agency ®