Também conhecida como síndrome do esgotamento profissional, entre os sintomas da síndrome estão: exaustão prolongada, estresse, insônia e diminuição do interesse no seu ambiente de trabalho. 

Como a carreira na odontologia conta com muitas horas dentro do consultório, pode acabar gerando bastante pressão e estresse –  podendo ser o gatilho para a doença atingir o dentista!

Os sintomas mais comuns da síndrome de burnout é a sensação de esgotamento, tanto físico quanto emocional.

Esse esgotamento acaba sendo o início do aparecimento de diversas outras carasterísticas, como:

  • Agressividade;
  • Isolamento;
  • Mudanças bruscas de humor;
  • Irritabilidade;
  • Dificuldade de concentração;
  • Lapsos de memória;
  • Ansiedade;
  • Depressão;
  • Pessimismo;
  • Baixa autoestima.

Também é importante ficar atento a sintomas como: dor de cabeça, enxaqueca, palpitação, pressão alta, dores musculares e insônia.

Como a síndrome pode ser diagnosticada?

Se o dentista apresentar um deles, ou mais, é necessário investigar para saber se o diagnóstico é realmente a síndrome de burnout. Isso pode ser feito por um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra.

O maior problemas nesses casos é o fato de a maioria dos profissionais de saúde ignorarem a presença da síndrome. Justamente por essa razão, existe a grande necessidade de uma ampla divulgação do tema em consultórios e clínicas odontológicas.

 

Mas qual a diferença entre síndrome de burnout, depressão e estresse?

A síndrome de burnout é bem parecida com a depressão, possuindo até vários sintomas similares. Porém, é importante saber que não são a mesma coisa. Na síndrome o sentimento de infelicidade e a sensação de cansaço estão relacionados diretamente ao trabalho, enquanto que a depressão está ligado a vida como um todo. Enquanto que o estresse é uma resposta física e psicológica a tudo que é sentindo no momento, como pressão, metas, dificuldade em pagar as contas mesmo trabalhando. Os sintomas costumam diminuir quando você se desliga do trabalho.

Na síndrome, o dentista se sente sobrecarregado por muito tempo, não conseguindo se “desligar” do ambiente nocivo e se cansando cada vez mais.

Como evitar o Burnout?

Apesar do tratamento ser possível, o melhor é evitar que o dentista sofra com ela, por isso:

1- Pratique exercícios físicos

Esta doença acaba causando problemas físicos, sendo comum que a pessoa tenha tensões musculares.

O hábito de se exercitar ajuda a liberar toda a tensão dos músculos do corpo, além de auxiliar a criar uma rotina muito mais saudável e produzir endorfina no processo, causando relaxamento.

2- Tenha uma alimentação saudável

Uma alimentação correta e balanceada significa a ingestão dos nutrientes e das vitaminas que seu corpo precisa diariamente. Procure incluir frutas, vegetais e proteínas em suas refeições.

Caso o dentista possua alguma restrição alimentar, vale a pena procurar uma nutricionista para ajudar a manter uma dieta saudável.  

3- Procure momentos de prazer

Ter momentos de lazer e relaxamento, é fundamental para descansar a mente e o seu corpo. Preze por estes momentos mais tranquilos, seja com as pessoas que você ama, ou mesmo sozinho(a)!

A síndrome de Burnout geralmente acontece quando o profissional se torna um verdadeiro “Workaholic”, deixando de lado os momentos de lazer, dando brecha para que o problema venha à tona.

4- Procure por técnicas de meditação

Existem diversas terapias e opções mais naturais para manter o equilíbrio do corpo e da mente.

Uma excelente prática de meditação é a Yoga, que é uma opção que ajuda a prevenir a doença, principalmente porque auxilia no foco da mente e controle do estresse.

Gostou do tema? Deixe sua opinião nos comentários!


Saiba mais sobre as consultorias de marketing da DMA pelo e-mail contato@dmagencia.com
DMA – Dental Marketing Agency ®