O sucesso do tratamento ortodôntico também está na remoção correta dos bráquetes. Dessa forma, de nada adianta um tratamento perfeito se durante a remoção o esmalte dentário sofrer danos irreparáveis.

Apesar das inúmeras vantagens da colagem direta dos acessórios ortodônticos, existem algumas desvantagens, como

  • Danos à superfície do esmalte nos procedimentos de colagem (profilaxia com abrasivos, ataque ácido);
  • Danos durante a remoção da resina remanescente (prejudicial à estrutura do esmalte, se for com instrumentos rotatórios inadequados);
  • Fratura no esmalte por força excessiva.

Assim sendo, o método de descolagem ideal deve remover o acessório e todo o adesivo aplicado no dente, a fim de diminuir alterações na superfície do esmalte.

A broca para remover o aparelho ortodôntico é um item fundamental. Cada modelo possui uma prescrição que deve ser analisada pelo ortodontista de acordo com sua técnica aplicada.

Considerações importantes na escolha da broca para a técnica

A broca de alta rotação Carbide Multilaminada é a que remove mais rapidamente a resina remanescente. Mas pode causar danos à superfície do esmalte, mesmo utilizada com cautela.

A broca Diamantada jamais deve ser utilizada, pois prejudica a superfície dentária.

A broca Multilaminada Carbide Lisa (ou mesmo a Zircônica) em baixa rotação é o sistema mais seguro para remoção do adesivo ou resina, por proporcionar menor prejuízo à superfície do esmalte.

Todos os agentes de polimento são eficientes na redução das marcas abrasivas. Portanto, são indispensáveis para a obtenção de uma superfície mais lisa do esmalte. Entre eles estão os discos Sof-Lex (médio, fino e ultrafino) e as borrachas de polimento. Considera-se o polimento final com pasta de polimento ou pedra pomes como um passo essencial para a redução das marcas abrasivas produzidas pelos instrumentos durante a descolagem e remoção do adesivo/resina. A pasta de polimento melhora o brilho clinicamente e, microscopicamente, deixa a superfície do esmalte mais lisa.

A remoção de resina ou adesivo ortodôntico com broca Carbide Multilaminada Lisa ou Zircônia em baixa rotação, polimento com pontas de borracha e polimento final com pasta de polimento é o procedimento saudável para manter o esmalte dental.

O momento que se dá a completa remoção da resina/adesivo da superfície dentária é notado desde que se trabalhe em um campo seco, a saber que o aspecto fosco da resina se contrasta com o brilho do esmalte.

É necessário o ortodontista possuir conhecimento técnico e obter os materiais que proporcionem melhor segurança e efetividade na remoção do adesivo ortodôntico.

Gostou do nosso conteúdo? Fale o que achou nos comentários!

Saiba mais sobre as consultorias de marketing da DMA pelo e-mail contato@dmagencia.com
DMA – Dental Marketing Agency ®