Além de prospectar, ter clientes fiéis é essencial para o bom funcionamento de um consultório odontológico a longo prazo. Isso porque a fidelização é a garantia de que seus pacientes voltarão para serem atendidos, gerando fluxo de atendimentos, agenda sempre cheia e movimentação de caixa, por consequência.

Não só isso, clientes fidelizados costumam indicar seus serviços para amigos e familiares – uma fidelização pode aumentar até 50% do seu faturamento! E essa fidelização se inicia com sua estratégia de marketing e com um bom relacionamento com o cliente.

Muito antes do seu cliente chegar até você

A experiência do seu cliente começa no momento em que ele entra em contato com sua clínica. Como é seu atendimento (via redes sociais, telefone, e-mail)? Em todas as ferramentas seu cliente é atendido rapidamente e com eficiência?

Como comentamos, a fidelização começa junto com sua estratégia de marketing digital. Quando planejar suas ações, seja no meio digital ou não, tenha também estruturada sua forma de atendimento.

Aposte em bons equipamentos. Telefone bom, boa conexão com internet, bom treinamento para sua secretária ou auxiliar. Tudo isso influenciará o seu objetivo final.

Tenha um ambiente aconchegante

Sua sala de espera, assim como seu consultório, deve ser aconchegante.

Isso garante que seu paciente se sinta bem nos diversos ambientes que compõem seu consultório. Por isso tenha cadeiras e poltronas confortáveis, aproprie-se de cores que construam um ambiente tranquilo e amigável, tenha livros ou revistas dispostas para quem está na sala de espera e mantenha tudo organizado.

Tenha uma agenda flexível

Agendas lotadas trazem pontos positivos e negativos. Para tanto, equilíbrio é essencial neste quesito.

Sua secretária é o ponto-chave nesse processo. Ela deve ser bastante atenciosa ao atender um paciente que queira marcar uma consulta. Ouvir o cliente é essencial, assim como ter uma lista de pacientes em espera.

Saber administrar a agenda para que as urgências sejam atendidas sem deixar o paciente com meses de espera é fundamental. Faça o possível para atender a necessidade de todos de acordo com a disponibilidade deles.

Sempre que surgir um horário vago na sua agenda, contate um dos pacientes da lista de espera. Isso mostra que você realmente se importa com eles.

Gostou do nosso conteúdo? Fale o que achou nos comentários!

Saiba mais sobre as consultorias de marketing da DMA pelo e-mail contato@dmagencia.com
DMA – Dental Marketing Agency ®