Quase todos os dentistas formados pensam, em algum momento, se devem abrir seu próprio consultório ou clínica odontológica.

A tarefa de administrar e dar conta de tudo o que envolve uma empresa é um desafio e uma das opções nestes momentos é optar por uma franquia. Existem diversas franquias para dentistas e vale a pena levá-las em consideração.

Elas servem como apoio para o dentista em diversas situações, principalmente no que diz respeito a administração. Uma coisa é fato: independente do negócio estar no início ou há anos no mercado, é importante considerar tornar seu consultório ou clínica em uma franquia. 

Como funciona uma franquia de clínica odontológica?

Uma franquia de clínica odontológica pode funcionar de diversas maneiras. Tudo depende do que foi estabelecido previamente pelo fundador. O foco pode estar na abertura de locais que oferecem tratamentos dentários, ortodônticos, odontopediátricos ou até mesmo com diversas especialidades. 

A maior parte das franquias odontológicas conta com equipes e empresas que auxiliam em sua administração. Elas fazem isso através do atendimento ao cliente, ou até mesmo conectando a franquia à uma empresa que dá assistência. 

Toda a estruturação de uma clínica odontológica através de uma franquia deve acontecer de acordo com as diretrizes da mesma. A escolha da localização, decoração, tipos de serviço; isso tudo deve ser especificado conforme o tipo da franquia e a decisão do gestor do seu plano.

Algumas franquias existem com mais de um tipo de plano. Elas demandam tamanhos diferentes do local e investimento no modelo proposto. É necessário entrar em contato com cada franquia para escolher o seu. Algumas são voltadas para especialidades focadas, outras trabalham apenas com cirurgiões dentistas ou até mesmo ortodontistas.

Vale a pena conferir nossa lista de opções de franquias e descobrir qual faz mais sentido para você neste momento. 

Panorama de franquias odontológicas no Brasil

De acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising), de forma geral, este setor cresce bastante, principalmente desde 2017.

Quando se fala em franquias odontológicas, as porcentagens de crescimento são ainda mais positivas. A verdade é que a população está alcançando uma taxa de longevidade de vida alta e o reflexo é que cada vez mais pessoas procurem por profissionais que as ajudem a manter a qualidade de vida. O dentista é um destes profissionais.

No setor odontológico, a procura por clínicas e consultórios que deem conta de procedimentos, principalmente estéticos, é o que mais vem crescendo. Além do mais, sendo um franqueado, seu consultório conseguirá fidelizar um grande número de pacientes. 

O setor é promissor, mas você quer ainda mais motivos para ter sua franquia? Vamos para alguns benefícios desse modelo de mercado:

Motivos para abrir uma franquia odontológica no Brasil!

Além do ótimo momento para as franquias, ressaltamos a segurança deste tipo de investimento.

Uma vez que esse mercado está em ascensão, existem mais razões para abrir uma franquia odontológica. Confira:

  • O Brasil é um dos dez maiores mercados de saúde no mundo. Atualmente, ele ocupa a 8ª posição no ranking;
  • Quase 70% da população não tem plano de saúde, o que reforça a busca por serviços de saúde particulares. Franquias costumam trabalhar com valores mais acessíveis para a população e isso pode significar uma quantia grande de pacientes. 
  • O mercado de odontologia brasileiro é o terceiro maior do mundo. Ele fica atrás apenas de Estados Unidos e da China, segundo a BBC. Segundo a Abimo (Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos e Odontológicos) mais de 12 milhões de pessoas visitam dentistas para resolver problemas ortodônticos no país.
  • Franquias possuem mais visibilidade no mercado. Isso significa mais marketing para sua clínica odontológica, por conseguinte mais pacientes e oportunidades para aumentar a captação do número de pacientes para sua clínica.
  • A rede de franquia irá treinar o franqueado para administrar o negócio. Dessa maneira, os resultados positivos são alcançados com mais agilidade.

Atenção aos detalhes!

O processo de escolha de qual franquia optar não deve ser feito com pressa. Conheça as opções, converse com colegas que optaram por trabalhar com franquias, contate  a equipe das empresas que fazem sentido para a sua região.

Cada franquia conta com uma série de exigências bastante específicas e particulares. Por isso preste muita atenção nas entrelinhas antes de fechar um contrato.

Ler o contrato por completo é muito importante. Caso você sinta que precisa de auxílio profissional, conte com o conhecimento de um advogado para garantir que tudo esteja de acordo. 

Apenas ter o montante necessário para abrir uma filial da franquia não é o suficiente. Pesquise e conheça todas as possibilidades desse mercado! 

Além do mais, leve em consideração o lugar em que você pretende abrir sua filial da franquia. Você como gestor deve estudar e compreender se existe a oportunidade, e se ela é viável na cidade onde quer implantar a ideia! 

Como funciona o processo de seleção para franquias odontológicas?

O processo para se tornar um franqueado em uma franquia odontológica não é igual para todas as franquias. As etapas de maneira geral possuem algumas distinções. 

Contudo, elas costumam ser baseadas numa mesma ordem. Confira o processo básico para se tornar um dentista franqueado: 

  • Preenchimento do formulário de interesse;
  • Análise das informações recebidas;
  • Reunião Inicial;
  • Reunião Presencial na Matriz Franqueadora;
  • Recebimento da COF;
  • Assinatura do Pré-Contrato;
  • Escolha do ponto;
  • Elaboração do Projeto da Unidade;
  • Processo de Obra;
  • Trilha do Conhecimento;
  • Implantação da Unidade.

Franquias odontológicas e sua gestão

Franquias odontológicas auxiliam, e muito, o dentista que também é o gestor de seu consultório ou clínica odontológica. As empresas de franquia costumam contar com o auxílio de outras empresas que apresentam soluções e informações para gestão financeira e administrativa. Contar com ferramentas e sistemas que auxiliam na administração de sua clínica odontológica é extremamente importante.

Fazendo parte de uma franquia você terá bastante apoio, mas ainda assim é necessário garantir que diariamente os processos aconteçam da melhor forma. Para garantir que sua gestão seja efetiva em todos os setores, conte com um software de gestão completo para sua clínica ou seu consultório odontológico. 

Saiba mais sobre as consultorias de marketing da DMA pelo e-mail contato@dmagencia.com
DMA – Dental Marketing Agency ®