A acupuntura é uma técnica milenar da Medicina Tradicional Chinesa, que tem encontrado na medicina ocidental cada vez mais aplicações e benefícios. Ela é utilizada há aproximadamente 4500 anos na China e, desde que chegou no Brasil, vem se popularizando em diversos segmentos na área da saúde, inclusive na odontologia, o que levou o CFO (Conselho Federal de Odontologia), no ano de 2008, a certificar e regulamentar o uso da acupuntura em tratamentos odontológicos. Mas quais seriam os benefícios da acupuntura no âmbito da odontologia?

A acupuntura pode ser um auxílio importante na obtenção de alívio da dor durante procedimentos odontológicos. Além disso, a técnica também é indicada para pacientes ansiosos, estressados e com fobia ao tratamento odontológico, “medo” da cadeira do dentista, bem como para pacientes hipertensos e portadores de doenças sistêmicas.

Estudos diversos apontam que a técnica é utilizada com sucesso na indução de anestesia necessária em alguns procedimentos cirúrgicos, periodontais ou restauradores e no controle de complicações pós-cirúrgicas: “ao utilizar a acupuntura em pontos específicos de relaxamento, conseguimos potencializar o efeito da anestesia, que alcança assim mais profundidade, o que requer menor quantidade aplicada para alívio da dor”, diz especialista.

O especialista detalha em quais tipos de procedimento a técnica tem sido usada em seu consultório: “É utilizada em diversos contextos, em  endodontia, periodontia e durante as cirurgias, por ser menos traumático que a anestesia convencional. Também é coadjuvante no tratamento da ATM (articulação têmporo-mandibular), do trismo (contratura dos músculos mastigadores), bruxismo (ranger de dentes), além de outras sintomatologias mastigatórias miofasciais, em especial no controle da dor”.


Gostou do nosso conteúdo? Fale o que achou nos comentários!

Saiba mais sobre as consultorias de marketing da DMA pelo e-mail contato@dmagencia.com
DMA – Dental Marketing Agency ®