Não é um assunto agradável, mas muitos profissionais acabam passando por isso.
Um problema comum do dia a dia é a ocasional inadimplência de alguns pacientes.

Lembre-se do ditado: “PREVENIR É MELHOR DO QUE REMEDIAR”.

Devemos entender que, antes de começar essa conversa, é necessário ter certos protocolos bem definidos no consultório:

1 – Cadastros completos

É de extrema importância que todos os pacientes (independente do tipo de tratamento ou de como ele chegou até a clínica!) tenham um cadastro completo, ou seja: nome, sobrenome, CPF, RG, data de nascimento, endereço, foto, numero para contato, e-mail e dados do(a) responsável – caso seja menor de idade!

2 – Contratos

Eles são de extrema importância, pois te protegem de ocasionais situações indesejáveis instruindo e informando ao paciente o que acontecerá caso haja descumprimento das cláusulas por falta de cooperação, abandono do tratamento ou mesmo inadimplência. Procure um profissional responsável e eficiente, que faça um contrato justo que te proteja e lembre-se de não começar tratamentos sem ter duas vias prontas para assinar, uma sua e uma do cliente protegendo tanto você quanto ele(a).

3 – Tenha um cronograma de cobrança bem definido

Coloque a data de pagamento dos boletos de todos os pacientes para uma mesma data, fica muito mais fácil saber quem está em dia e quem não está.
Utilize uma data próxima ao quinto dia útil do mês (depois), que geralmente é o dia de recebimento da grande maioria dos trabalhadores.

4 – Peça entrada

Se for realizar um procedimento com custo alto ou que envolverá terceiros (como laboratórios, empresa de alinhadores, etc.) peça uma entrada que cubra esses valores. É possível até parcelar a entrada no cartão. 

Com essas etapas você não irá evitar completamente a inadimplência, mas, ao menos, inibirá as chances e evitará problemas com seus pacientes.

Gostou do nosso conteúdo? Fale o que achou nos comentários!

Saiba mais sobre as consultorias de marketing da DMA pelo e-mail contato@dmagencia.com
DMA – Dental Marketing Agency ®