O fonoaudiólogo visa sobretudo prevenir, habilitar ou reabilitar as funções estomatognáticas  (mastigação, respiração, deglutição, sucção), visando o equilíbrio miofuncional.

Qualquer alteração nesse sistema poderá ocasionar modificações estruturais e funcionais no indivíduo (tanto em questões de saúde, como de estética).

Com isto, a fonoaudiologia, em conjunto com a ortodontia, realiza importantes avaliações e tratamentos para a correção dos desvios das funções do sistema.

Considerando que muitos pacientes apresentam estas funções alteradas, é comum solicitarmos avaliação com especialista ortodontista na época da troca dos dentes, em torno dos 06/07 anos de idade.

Mas onde entra a função do ortodontista?

Um aspecto fundamental para o sucesso do tratamento é o diagnóstico precoce tanto de problemas faciais e oclusais quanto dos funcionais, alertando para a importância da terapia interdisciplinar. É a partir dela que podemos avaliar a tão discutida relação forma X função.

O fonoaudiólogo poderá entender se a função avaliada está alterada ou adaptada à forma presente.
Só a partir de um diagnóstico correto, é possível traçar um plano de trabalho adequado, definindo o momento  ideal do tratamento, iniciando com fonoaudiologia ou ortodontia e, em alguns casos, com os dois simultâneamente.

O sucesso do tratamento depende desta parceria, do envolvimento do paciente e dos pais ou responsáveis. A correção ortodôntica só poderá manter-se adequada se harmonizada com o equilíbrio da musculatura orofacial do paciente.

Gostou das nossas dicas?

Saiba mais sobre as consultorias de marketing da DMA pelo email contato@dmagencia.com
DMA – Dental Marketing Agency ®