Segundo o CFO (Conselho Federal de Odontologia), a Odontopediatria é a sexta especialidade com maior número de profissionais no país. Oito em cada cem dentistas são especialistas nessa área; somando quase 9 mil profissionais focados no atendimento de crianças, bebês e adolescentes.

É responsabilidade do profissional de odontopediatria fazer a primeira consulta odontológica de uma criança (que deve ser levada ao completar 1 ano de vida!).
Quanto mais cedo (e com mais frequência) a criança visita a clínica dentária, melhor!

 

As intervenções mais comuns em uma clínica de odontopediatria são aplicações de flúor, tratamento de cárie, prevenção de alterações na mordida e problemas gengivais, além de orientações e alertas sobre uso de mamadeira, chupeta, alimentação e higiene oral.

O consultório:

 

O consultório de um dentista pediatra deve ser agradável aos sentidos da criança, com decorações coloridas e divertidas. Aquele famoso “cheiro de hospital” tem que ser evitado.

Deixe à disposição canetinha, puffs, cadeiras coloridas, giz de cera, lápis de cor, papéis e desenhos para colorir.

Compre itens para várias faixas etárias e na televisão coloque desenhos animados e filmes infantis para distrair as crianças.

A consulta

Invista em jalecos diferentes e coloridos. Se tiver personagens de desenho, melhor!
Isso atrai a atenção da criança e faz ela esquecer que está em um consultório odontológico.

É importante que você seja calmo e paciente. Converse com a criança durante o atendimento e diga o que vai fazer, mas em uma linguagem que se encaixe no universo infantil, é claro!

Em vez de dizer que vai retirar uma cárie, diga que vai remover o vilão do dente; e na aplicação do flúor, conte que fará uma superproteção contra esses vilões.

Faça elogios ao bom comportamento da criança durante a consulta e, ao final, entregue um brinde, como um kit de higiene dental, uma escova de dentes divertida ou um gibi educativo! Com isso eles verão que as consultas podem ser divertidas e indolores.

 

Você gostou deste texto, ele foi útil para você?
Deixe seu comentário e compartilhe nas redes sociais!

Saiba mais sobre as consultorias de marketing da DMA pelo email contato@dmagencia.com

DMA – Dental Marketing Agency ®