Você se preocupa com a segurança? O dentista, dentre os profissionais da área da saúde, está entre os mais expostos a acidentes, principalmente aqueles causados por materiais perfurocortantes e contaminação biológica.

Algumas lesões são bastante comuns, a de Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), além disso muitas doenças representam alto risco ao profissional, por isso dizemos que segurança é tudo!

Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)
Eles devem fazer parte da rotina clínica – nenhum deles pode faltar!
Use até mesmo na lavagem de materiais, não deixando de usar em nenhum procedimento!

Os itens são:

– Touca, luva e máscara.

– Jalecos adequados.

– Óculos de proteção.

– Sapatos fechados.

– Propé.

LER e DORT:

Segundo dados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), cerca de 100 mil colaboradores são atingidos no Brasil por ano.
Mas, primeiro, você sabe o que é LER e DORT??

LER pode ser ocasionada por diversas atividades comuns, como, por exemplo, mexer no celular; enquanto que DORT refere-se apenas às causas que tenham relação com a prática do trabalho.

Entre os principais fatores de risco para o desenvolvimento de LER ou DORT temos:

  1. Condições inadequadas no ambiente de trabalho (má postura, estrutura inadequada, movimentos repetitivos).

  2. Horas excessivas de trabalho, de forma ininterrupta na repetição de tarefas.

  3. Estresse e pressão.

Formas de evitar DORT e LER

Podem ser realizadas algumas atividades durante o dia a dia, para que elas não se desenvolvam.

Uma das recomendações é adotar um estilo de vida focado na promoção da saúde e do bem-estar, bem como um melhor condicionamento físico.

Isso pode ser feito por meio de ações simples, como:

  • Praticar atividades físicas regularmente e exercícios para o fortalecimento muscular, além de alongamento pela manhã, ao acordar, e à noite, antes de ir dormir – uma musculatura mais forte e alongada é capaz de suportar melhor as exigências de uma rotina diária;

  • Manter uma dieta saudável e beber dois litro de água diariamente;

  • Se focar em um sono adequado e evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

No consultório, a aquisição de móveis e aparelhos ergonômicos  é um bom começo, pois eles ajudam (em muito!) o dentista a permanecer em uma postura correta durante os procedimentos.

A postura durante o atendimento depende muito do procedimento a ser realizado, mas, independente disso, é recomendado manter os membros próximos ao corpo. Também é importante que o profissional execute paradas periódicas (ainda que bem curtas).

O ideal é evitar a aplicação de força em excesso ao longo do tratamento ou movimentos repetitivos. É importante intercalar os procedimentos, então busque não marcar na sua agenda pacientes com o mesmo tratamento, para não ter que realizar os mesmos movimentos em um curto período de tempo.

Você gostou deste texto, ele foi útil para você?
Deixe seu comentário e compartilhe nas redes sociais!

Saiba mais sobre as consultorias de marketing da DMA pelo email contato@dmagencia.com
DMA – Dental Marketing Agency ®