Halitose, ou o famoso mau hálito, é algo conhecido por todos, sendo um problema odiado pela maioria das pessoas, ainda que 50 milhões de brasileiros sejam atingidos.

Apesar de muitos casos serem resolvidos com uma boa higiene bucal, muitos ainda sofrem com a halitose, mesmo realizando a limpeza correta, e existem várias possíveis razões para isso, conheça as principais:

1 – Ficar em jejum
Quando você permanece muito tempo sem comer seu corpo fica com baixa concentração de glicose (o “combustível” do seu corpo) e, para mantê-lo ainda “energizado”, o organismo precisa buscar formas de criar glicose.

Uma delas é através da queima de gordura, que gera algo chamado de “corpos cetônicos”, transportados através da circulação sanguínea até os pulmões e eliminados pelas vias aéreas, liberando um odor desagradável.

 

2 – Problemas estomacais
Alguns casos como má digestão e gastrite também causam surgimento de gases que passam pelo esôfago, gerando mau hálito.

 

3 – Alimentos específicos
Certos alimentos podem causar halitose. São eles brócolis, couve galega e couve-flor, pois favorecem a formação de enxofre dentro do corpo, gás que pode ser eliminado pela boca. Mas não é só isso, alimentos ricos em proteína de origem animal (como carnes, ovos, leite e derivados) propiciam a produção de uma saliva diferente, mais rica em proteína e grossa, dificultando a auto limpeza bucal.


Além de colocar atenção nesses três fatores, existem hábitos “saudáveis” para manutenção do hálito bom, simples e fáceis de serem adaptados no seu dia a dia:

 

  1. Castanhas, cenoura, maçã e folhas, que são alimentos fibrosos e leves, ajudam a limpar a boca, pois contribuem para um hálito fresco.
  2. Consuma diariamente frutas cítricas. Elas excitam o paladar com o sabor azedo e estimulam o fluxo salivar.
  3. Tenha uma rotina de higiene bucal caprichada, com escovação regular dos dentes, uso de fio dental e enxaguantes bucais.




Você gostou deste texto, ele foi útil para você?
Deixe seu comentário e compartilhe nas redes sociais!

 

Saiba mais sobre as consultorias de marketing da DMA pelo email contato@dmagencia.com

DMA – Dental Marketing Agency ®