A diferença mais clara é o preço de cada material, um elemento importante na escolha do paciente. Mas existem várias outras características que devem ser apontadas e esclarecidas pelo dentista, além de abertas para a possibilidade de negociação (como formas de pagamento, por exemplo).

 

Vamos analisar cada prótese:

 

Resina

Apesar de bem mais barata, ela possui diversos problemas se comparados às demais opções. Como baixa durabilidade, pouca qualidade estética, ela possui facilidade para acúmulo de placa bacteriana, sendo uma fonte para mau hálito.

 

Ou seja, é uma péssima opção se forem analisado os prós e contras, porém a dificuldade financeira da população a torna uma das mais atraentes na hora da decisão.

 

Protocolo cerâmico

Feito em porcelana e estrutura interna metálica (metalocerâmica) ou em zircônia (estrutura branca, livre de metais e com melhor estética), entre as vantagens desta prótese estão sua estrutura estética mais natural, que não muda de cor, é mais resistente ao desgaste, mais durável, confortável, tem menor volume (mais parecido com dentes naturais), textura mais lisa, pode ser projetada em computador e executada em impressoras 3D.

 

A enorme diferença de preços pesa bastante na escolha dos brasileiros, que não possuem uma cultura de valorização da saúde bucal.

 

Qual indicar?

Tendo em vista tudo isso, como profissional, qual a melhor forma de transmitir as opções?

 

Sempre que possível, busque deixar claro que o barato, muitas vezes, sai caro. Que não é simplesmente um pagamento, mas um investimento estético e de saúde que deve durar a vida toda (ou o mais próximo disso, pelo menos).

 

Também é ideal que o profissional odontológico crie facilidades para o pagamento. Afinal, o grande empecilho da escolha de um para o outro é o valor extremo que os diferencia.

 

Cabe ao dentista identificar a situação financeira de cada paciente e ver com ele o que podem fazer para realizar o melhor procedimento, e o pagamento da forma que não pese para nenhum deles. Assim você será mais que reconhecido como profissional e manterá os clientes por perto.

Você gostou deste texto, ele foi útil para você?
Deixe seu comentário e compartilhe nas redes sociais!

Saiba mais sobre as consultorias de marketing da DMA pelo email contato@dmagencia.com

DMA – Dental Marketing Agency ®