Todo dentista, ou estudante de odontologia, já deve ter se perguntado: Afinal, qual das suas opções é melhor, atender em uma clínica ou abrir meu próprio consultório?

Pode parecer algo extremamente simples, mas em um mercado competitivo como o brasileiro toda diferença administrativa e aumento na margem de lucro ajuda. E muito.

Então, vamos às diferenças:

Opção A- Consultório:

Caso escolha seguir esse caminho, lembre-se de que terá que manter uma visão empreendedora. Ou seja, calcular o investimento inicial, bem como o Capital de Giro – quanto terá que investir por mês para honrar os pagamentos futuros, seja de aluguel, fornecedores, impostos, etc.

E, caso opte por trabalhar sozinho, deverá ter em mente o acúmulo de funções. Administração, captação de clientes, recursos humanos, dentre outras. Portanto, se você não possui muitas experiências nessas áreas, talvez seja ideal contratar ajuda externa ou, até mesmo, dividir o consultório com algum colega da área. Dessa forma, pode “diluir” os custos fixos, ainda que os honorários e clientes sejam diferentes.

Opção B: Clínica:

Este é outro caminho no qual você não irá focar tanto no atendimento, mas, sim, em uma estrutura mais ampla e adequada às outras necessidades. Como exames, por exemplo.

Caso a clínica seja sua, saiba que ela possui um tempo para “alavancar” maior que o consultório, além de você também irá necessitar da “visão empreendedora”.
É uma trilha cujo o retorno financeiro é de longo prazo, por isso será necessária uma dose maior de paciência, visto que, além de tudo, você deverá administrar vários dentistas, com personalidades, vontades e capacidades diferentes.

Se você não for dono, provavelmente, ganhará menos do que quem investiu no negócio (até aí, justo, não?) e será um empregado, com todos os deveres e vantagens dessa posição.

Não existe um caminho certo, cada um deverá analisar seu perfil e sua capacidade. Mas, lembre-se que, também, nada impede de você, simplesmente, mudar e decidir seguir por um caminho diferente.

Você gostou deste texto, ele foi útil para você?
Deixe seu comentário e compartilhe nas redes sociais!

Saiba mais sobre as consultorias de marketing da DMA pelo email contato@dmagencia.com

DMA – Dental Marketing Agency ®