O endomarketing é uma estratégia de marketing institucional voltada às ações internas de uma organização. É conhecido também como Marketing Interno e visa melhorar imagem da empresa entre os seus colaboradores, resultando em uma equipe motivada, reduzindo o turnover (índice de rotatividade de funcionários) e atraindo profissionais altamente qualificados para o seu negócio.

Para criar uma boa estratégia de endomarketing as equipes de RH e do marketing precisam unir forças e trabalhar com foco na interação do colaborador com a empresa, desenvolvendo atividades no dia a dia que resultem na motivação da equipe e, por consequência, na obtenção de bons frutos.

São poucas as empresas que realmente se atentam à necessidade de investir em nessas ações. Contudo, as que entendem a importância de tal estratégia acabam se destacando, consideravelmente, no mercado. Quanto mais satisfeitos com o trabalho e com as condições dentro da empresa, mais os colaboradores tendem a falar sobre as vantagens e os benefícios que ela assegura para seus familiares e amigos. Isso faz com que essas pessoas passem a ter uma percepção diferente daquele negócio e comecem a enxergar a empresa uma empresa mais humanizada e carismática.

É um ciclo!  As ações de endomarketing representam cuidado e reconhecimento com os colaboradores, que , mais motivados, aumentam em 100% sua produtividade. Quando se está satisfeito com o seu trabalho, é mais fácil ser proativo, buscar entregar algo com a melhor qualidade e correr atrás de bons resultados.

No final, o endomarketing funciona como um diferencial competitivo e isso acontece porque a empresa consegue melhorar seu relacionamento com os colabores e, também, porque é uma prática ainda pouco adotada. Com isso, ao aplicar essa estratégia sua empresa, seu consultório, sai na frente do ponto de vista da gestão de seus recursos humanos e se destaca no mercado.

DMA – Dental Marketing Agency ®