A primeira coisa na hora de começar o seu próprio consultório com pouco dinheiro é respirar e se planejar. O planejamento irá ajudá-lo a percorrer e visualizar mentalmente o caminho a ser feito para viabilizar seu consultório.

Separe por etapas e escreva em uma planilha: o valor disponível para investir; o tipo de espaço que deseja e local, com recepção, banheiros, acessibilidade, sala de espera, etc. Depois de descobrir seu público-alvo é hora de fazer um levantamento de custos. Estime os custos com móveis, equipamentos básicos e equipamentos melhores a posteriori, legalização do seu espaço e a sua identidade visual. Em outra aba coloque os custos fixos, como aluguel, energia elétrica, funcionários, conta de água, entre outros.

Com isso em mente, faça um cálculo de quantos pacientes seriam necessários para este custo se manter e para começar a lucrar.

Preparando o ambiente.

Com o consultório escolhido, gastos colocados e número de pacientes estimados, pense em como será a decoração, para que ela seja acolhedora e humana. Não precisa gastar muito para passar uma boa impressão. Prefira cores claras que transmitam uma impressão melhor.

Contratando funcionários

É importante contar com a ajuda de uma secretária para fazer agendamentos de consultas e recepcionar seus pacientes. Na hora de contratar, divulgue a vaga e analise os currículos recebidos. As indicações de colegas são sempre bem-vindas, assim como referências pessoais.

Na entrevista, procure pessoas simpáticas e educadas, de preferência com experiência em atendimento ao público. Observe a postura e comunicação. Faça um período de experiência com a candidata escolhida. Todo esse cuidado se deve porque ela será uma extensão do seu trabalho. Combine um salário que alie suas possibilidades e expectativas da candidata.

Com uma boa gestão os resultados vão aparecer. A regra é se organizar para gastar menos do que está ganhando. Depois que estiver com o consultório pronto, é hora de divulgá-lo.

Saiba mais sobre as consultorias de marketing da DMA pelo email contato@dmagencia.com

DMA – Dental Marketing Agency ®