Para crescer ou até mesmo sobreviver em tempos de crise, nada melhor do que traçar estratégias claras e ter um plano definido. Tudo começa com o seu público-alvo. Diferente de tentar atirar para todos os lado, quando você sabe quem atingir as chances de acertar exatamente no ponto que deseja são maiores.

O público-alvo é pensado a partir das características semelhantes de um grupo, seja faixa etária, localização, faixa salarial, entre outros. Comece dos detalhes mais genéricos até alcançar os mais específicos. Podemos pensar, por exemplo, uma mulher de 18 anos, solteira e estudante, que ainda mora com os pais, uma de 35 anos, casada e com filhos pequenos e outra de 60 anos, aposentada e com filhos mais velhos.

Cada uma delas estará interessada em um tipo de serviço. A primeira poderá querer fazer um clareamento ou uma correção ortodôntica, a segunda poderá focar na saúde bucal das crianças e a terceira poderá lidar comum  tratamento de canal ou implantes…

Por isso, quanto maior o número de detalhes do público-alvo, mais preciso será o alcance da divulgação. No fundo, quando o assunto é público, todo dentista acaba tendo que escolher qual o tipo na hora de definir suas especializações.

Para quem já atende em consultório

Vale a pena analisar o perfil dos pacientes que já possui. Tenha um cadastro com nome, e-mail, endereço completo, data de aniversário, principais necessidades, tratamentos realizados, entre outras observações.

Você também pode recolher mais informações nas redes sociais. Pergunte aos seus seguidores se possuem filhos e como chegaram até você.

Observe outros dentistas mais experientes, o que te chama atenção? Que tipo de público eles atendem? Você se identifica com a mesma estratégia? Então escolha seus role models. Assim você terá mais uma base do que deu certo para guiá-lo em um primeiro momento.

Com o seu público-alvo definido dirija suas ações pensando nele e como ele. O que ele gostaria de encontrar? Quais as suas necessidades? O que você pode oferecer? Que diferenciais ele irá gostar de ver em seu trabalho?

Esse tipo de informação você poderá recolher em seu cadastro, pesquisas enviadas por e-mail ou pelas redes sociais. Tudo isso irá resultar na procura de seus pacientes, pois você poderá satisfazer esse nicho em sua clínica.

Tudo isso também irá contribuir para a definição do valor a ser cobrado em cada atendimento, na localização do seu consultório, ações nas redes sociais e no marketing como um todo. Irá facilitar na hora de fazer estratégias online, como SEO e SEM, que, certamente, resultarão em mais pacientes.

Saiba mais sobre as consultorias de marketing da DMA pelo email contato@dmagencia.com

DMA – Dental Marketing Agency ®