Conceito muito utilizado no marketing é a experiência do consumidor, e neste caso, do paciente. Trazemos esse conceito para os consultórios odontológicos. Coloque essa atenção e olhar crítica em cada etapa do seu atendimento, desde o primeiro contato com paciente, até a efetiva consulta, tudo é pensado para possibilitar que seu paciente queira voltar ao seu consultório.

Documente e teste cada etapa.

Agendamento

O mais comum é que o primeiro contato seja feito por telefone. Por isso a recepcionista precisa ter em mente um roteiro básico do que precisa falar com seu paciente. Além de ser educada e falar um português correto, já que isso passará mais confiança para o paciente.

Ao final de cada ligação, relembre a data e horário da consulta. Busque utilizar softwares de gestão modernos, como já falamos em outro texto aqui do Blog. Isso irá organizar o trabalho e agilizar os processos.

 

Chegando ao consultório

A recepção deve ser um ambiente tranquilo e simpático aos pacientes. A recepcionista precisa ter paciência para lidar com imprevistos, por isso a empatia é fundamental.

O espaço físico também será importante.

Higiene e organização são essenciais. Com uma decoração agradável, com plantas e quadros você pode criar um clima mais receptivo. Além de assentos confortáveis e ar condicionado para lidar com os dias mais quentes. Disponibilize um lavabo e bebedouro. Caso atenda com odontopediatria pense em uma brinquedoteca para intretê-las e tranquilizá-las.  

 

Cores

Lembre-se também de que tons claros transmitem calma e tranquilidade e criam uma atmosfera aconchegante para os seus pacientes. Mas se a sua personalidade for mais divertida e animada, pense em objetos da decoração como vasos e quadros, com cores mais fortes e harmônicas.

 

Distração

Muitas vezes o paciente pode chegar mais cedo ou ocasionalmente acontecer algum atraso para atendimento. Procure oferecer revistas, de preferência atuais para seus pacientes lerem. Atualmente também pode ser interessante disponibilizar tomada para que eles possam carregar o celular, além de WI-FI para que possam usar a vontade.

 

Atendimento

Agora é com você!

Seja paciente e informe os procedimentos com tranquilidade para seu paciente entender cada ponto. Apresente os valores e possibilidades de tratamento para que ele possa escolher aquele que se adeque melhor ao perfil financeiro dele. Para o bom profissional essa é sempre a parte mais fácil. Acabado o atendimento. Começa tudo de novo! Bom trabalho!

 

DMA – Dental Marketing Agency ®