Foram anos estudando sobre odontologia, e então chegou o grande momento de pegar o seu diploma e enfim, começar a trabalhar. Mas por onde começar? Na faculdade, não ensinaram você a vender os seus serviços, não é mesmo? Ser um profissional liberal dentista tem por essência o empreendedorismo. Essa noção é essencial para você iniciar o seu trabalho. Você realmente quer abrir sua própria clínica? Definido isso, veja 5 passos que podem te orientar nesse processo:

1- Uma boa dica para começar é defina o seu objetivo profissional.

Defina aonde pretende chegar com seu trabalho. Escolha o seu nicho de trabalho ou a sua especialização. O que pretende oferecer para os seus pacientes também precisa estar claro. E quem serão os seus pacientes. Dessa forma, ficará mais fácil das pessoas te reconhecerem no meio de tantos profissionais formados em odontologia. O seu diferencial precisa estar claro. Procure definir que tipo de público irá tratar. Vai querer atender convênios? Quais regiões você pretende cobrir com seu trabalho? Qual a faixa de renda, qual a faixa etária? Assim, você poderá desenvolver os próximos passos com mais clareza e focar no seu objetivo como profissional.

2- Um segundo passo, é ter em mente quem são os dentistas que desenvolvem um trabalho referência para você.

É o chamado role model. É importante saber quais são os profissionais que te inspiram e são exemplo para você, para que você possa copiar o que deu certo e aprender com o caminho que já foi percorrido por eles.

3- Você vai precisar definir onde será sua clínica.

Se você vai começar do zero, procure estar próximo de locais que já tenham maior reconhecimento no campo odontológico, com outras clínicas por perto, para passar mais credibilidade. Além disso, você vai precisar montar sua clínica da melhor forma, com um visual agradável e clean, para reforçar o sentimento de confiança que você precisa passar. Por isso, a DMA também ajuda você nesse processo, com um serviço de consultoria.

4- É hora de divulgar os seus serviços.

Por mais que você não tenha aprendido nada de marketing na faculdade de odonto, procure se atualizar sobre as novidades nesta área. Aqui no blog da DMA, vamos trazer conteúdos e novidades com mais profundidade sobre esse item, para te ajudar a desenvolver um trabalho de marketing odontológico. Mas claro que pensar na estratégia de como você irá divulgar o seu trabalho diariamente será um trabalho extra do trabalho odontológico que você já precisará desenvolver. Por isso, a DMA também oferece serviços para te ajudar nesse processo, desenvolvendo conteúdo e presença online para atrair mais clientes para o seu consultório.  

5- Seja persistente e não desanime.

Depois de desenvolver sua estratégia de divulgação online e offline, a tendência é que comece a aumentar o número de pacientes em seu consultório. Continue divulgando sua clínica e faça seu trabalho da melhor forma e com prazer. Isso irá fazer com que seus próprios pacientes se tornem disseminadores do seu trabalho, por te reconhecerem de fato como um bom profissional.

 

DMA – Dental Marketing Agency ®